Tema do Ano 2014/2015

Rotary Internacional - Tema do Presidente 2014/2015: "Faça o Rotary Brilhar"
Rotary International - President's Theme 2014/2015: "Light up Rotary"

Artigo de Capa

Bem vindo ao nosso website e obrigado por seu interesse em nosso trabalho em Rotary Internacional.

Você gostaria de servir a sua comunidade como um Líder?

Você está incapacitado de seguir o requisito de freqüência de um regular Rotary Club, por causa de:
- compromissos em negócios ou profissão muito exigente;
- viagens frequentes;
- confinamento devido a problemas de saúde ou incapacitado; ou
- simplesmente, morar muito longe do próximo Rotary Clube para atender os regulares encontros?
Se o exposto acima aplica-se a você, onde quer que você more (nós somos globais - todas as idades são bem-vindas) entre em contato conosco e nós iremos lhe mostrar o caminho para se tornar um líder na sociedade com o Rotary Internacional.

Secretária: Rotariana Luci Lopes Pinto, fone: +55 31 9159-1599, E-mail: luci@lopespinto.com.br

29 de set. de 2013

LANÇAMENTO OFICIAL DA PÁGINA DO ROTAY E-CLUB 4760 NO TWITTER

Olá a todos,

É com muita satisfação que informo a todos o lançamento da nossa página no TWITTER.

Siga-nos e fique por dentro do que acontece!

Nosso link: Twitter - Rotary E-Club 4760

Um excelente final de domingo e um ótimo início de semana a todos.

Rotary E-Club de BH Coração Eucarístico / Lopes Pinto - "Rotary E-Club 4760"

28 de set. de 2013

ROTARY SEMPRE TEM UM PERTO DE VOCÊ!



Campos do Jordão - São Paulo

"Você vai encontrar clubes em pequenas e grandes cidades ao redor do mundo. É onde os profissionais afins e líderes comunitários se reúnem para trocar idéias, tomar medidas, e fazer novos amigos. Veja por que o Rotary é uma escolha nossa–e porque você deve torná-lo uma escolha sua também–para criar uma mudança positiva em casa, na sua comunidade / país e ao redor do mundo."

18 de set. de 2013

A HISTÓRIA DO ROTARY NO BRASIL


A chegada da organização Rotary International ao Brasil foi marcada pela admissão do Rotary Club do Rio de Janeiro em 28 de fevereiro de 1923, conseqüentemente, o primeiro clube em que se falava o idioma português no mundo.

Ao pesquisarmos a história deste clube, nos deparamos com alguns fatos interessantes, tais como a quase oficialização em duplicidade da chegada do Rotary no Brasil.
De volta a 1916, um advogado norte-Americano de nome Richard Momsen, que atuou como Cônsul Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, participou de uma das reuniões semanais do Rotary Club de Chicago. Herbet Coates, um inglês, residente permanente em Montevidéu, no Uruguai, também esteve presente a referida reunião, assim como o legendário Ches Perry, que atuou como organizador e Secretário da Associação Internacional de Rotary Clubs, hoje, conhecida como Rotary International.
Momsen e Costes ficaram bastante entusiasmados com o que viram e pelo que lhes foi dito a respeito pelo Empreendedor de Rotary Ches Perry, ao ponto de, ao retornarem a seus países anfitriões, iniciarem os trabalhos de organização do primeiro Rotary Club da América do Sul.
Nesta empreitada Herbet Coates levou a melhor: dois anos após o início de seus trabalhos, em Julho de 1918, era fundado o Rotary Club de Montevidéu.
Momsen reuniu alguns amigos, contudo, a princípio, não obteve boa receptividade e entusiasmo às suas idéias.
Em decorrência disto, somente em 29 de janeiro de 1921, Momsen realizou sua primeira reunião com a participação de um grupo de senhores interessados na fundação de um Rotary Club no Brasil. A minuta daquela primeira reunião, ainda assim foi lavrada e assinada por 14 estrangeiros e 3 brasileiros.
Naqueles dias, havia a preocupação de que Rotary poderia ser considerada uma instituição estrangeira, preocupação esta, também compartilhada com a administração do Rotary em Chicago que, embora enaltecia os esforços de Momsen e de seus companheiros, não aprovou a formação de um clube com um número tão reduzido de sócios brasileiros. Desta forma, a primeira tentativa de se organizar um Rotary Club no Brasil não foi bem sucedida.
Após o decorrer de aproximadamente um ano, em 1922, as comemorações dos 100 anos de Independência do Brasil, bem como suas fortes repercussões, serviram um incentivo para a fundação do Rotary Club do Rio de Janeiro. Herbert Coates, então Secretário Geral do Rotary Club de Montevidéu, e também membro do Comitê para Expansão de Rotary além da Associação de Rotary Clubs, veio ao Rio de Janeiro e conseguiu despertar o interesse de 16 indivíduos, em sua maioria brasileiros, os quais, em 15 de dezembro de 1922, fundaram o primeiro Rotary Club do Brasil.
Contudo, a oficialização da admissão do Rotary Club do Rio de Janeiro em Rotary International somente foi registrada em 28 de fevereiro de 1923, data esta que passou a ser a data de aniversário da organização no Brasil.
A história do Rotary Club do Rio de Janeiro é bastante rica; o plantio da semente do Rotary em todo o Brasil, resultou em 1924, na fundação do Rotary Club de São Paulo e, subseqüentemente, dos Rotary Clubs de Belo Horizonte (1927), Juiz de Fora (1928) e Niterói (1928). O clube também participou da fundação de vários outros clubes em outros estados da República Federativa.
Foi também através da iniciativa de um grupo de dedicados sócios do Rotary Club do Rio de Janeiro que o informativo “Notícias Rotárias” (fundado em 1924), subseqüentemente teve seu nome mudado para “Rotário Brasileiro”, passando, depois, a chamar-se definitivamente “Brasil Rotário”, uma publicação que visa a difusão do Ideal de Servir, sendo a revista regional oficial de Rotary International para os rotarianos do Brasil.
A semente plantada em 1923 pelo RC do Rio de Janeiro, germinou e deu frutos: hoje, são 38 distritos no Brasil, com mais de 2.300 unidades rotárias, das quais fazem parte mais de 55.000 rotarianos.
No mundo rotário, o Brasil encontra-se em terceiro lugar em número de clubes e quinto em número de associados. A importância do Brasil para a organização pode ser percebida pela constante menção por parte dos administradores de RI, bem como pelo fato de que duas convenções internacionais já terem sido realizadas neste país; uma em 1948 e outra em 1981. Presidentes brasileiros do Rotary International: Armando de Arruda Pereira (1940-41), Ernesto Imbassahy de Mello (1975-76) e Paulo Viriato Corrêa da Costa (1990-91), já falecidos.


Fonte: www.rotary.org.br

12 de set. de 2013

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Ron D. Burton - Rotary International President 2013-14

RON D. BURTON

PRESIDENTE, 2013-14

SETEMBRO DE 2013

Paul Harris escreveu: “Este é um mundo em constante mutação e devemos estar preparados para mudar com ele. A história do Rotary deverá ser reescrita muitas e muitas vezes”. Enquanto nunca saberemos o que o rotariano Paul teria pensado sobre a era da internet, acho que sei o que ele teria dito sobre a ideia do website do Rotary: que não só devemos ter um, mas que este deveria ser o melhor possível, em dia com os avanços da tecnologia e sempre atendendo às necessidades dos rotarianos.
Tenho muito orgulho em anunciar que, depois de uma reformulação que levou dois anos desde sua concepção até sua conclusão, o novo site Rotary.org já está em funcionamento e disponível para uso de rotarianos e usuários da internet do mundo todo. O site contém muitas das características requisitadas, como uma melhor ferramenta de busca, novas maneiras de se comunicar com rotarianos de todo o mundo e uma experiência personalizada que irá conectá-lo com informações de seu interesse.
O novo website do Rotary na verdade serão dois websites: um para a família rotária e outro para pessoas interessadas em saber mais sobre a organização. Quando você cria uma conta e faz seu login como membro, terá acesso a uma série de novas ferramentas rotárias. Uma que espero que todos usem é o Rotary Club Central, uma maneira eficiente para que clubes definam suas metas, acompanhem seus progressos e mantenham continuidade entre uma administração e outra. Você também pode criar ou participar de um grupo do Rotary, que é um fórum de discussão interativo que proporciona maneiras de encontrar e conversar com rotarianos que tenham os mesmos interesses. Você pode trocar ideias e experiências, e se beneficiar das experiências de pessoas do mundo todo, a qualquer hora do dia. Esta é uma ferramenta com grande potencial para melhorar nosso serviço, permitindo que possamos aprender com outros já envolvidos em projetos semelhantes aos que estamos planejando.
Para os não rotarianos, o site irá mostrar o que o Rotary é e faz, destacando a singularidade da organização e como os Rotary Clubs fortalecem suas comunidades. Eles poderão ver um panorama de diferentes projetos rotários e áreas de serviço, saber mais sobre o funcionamento do Rotary e explorar maneiras de se envolver.
Estou muito entusiasmado com esta nova etapa e gostaria de convidá-lo para visitar, explorar e aprender mais sobre este site – enquanto, juntos, reescrevemos a história do Rotary muitas e muitas vezes.
Fonte: www.rotary.org

8 de set. de 2013

BRASIL: CONVENÇÃO MUNDIAL DO ROTARY CLUB EM 2015

Com o objetivo de manter a nossa comunidade sempre informada, para quem ainda não sabe, o Brasil será sede da Convenção de Rotary Internacional em 2015, interessados não deixem de ler matéria publicada no Portal da Prefeitura do Estado de São Paulo, a qual foi transcrita abaixo. 

Será uma boa oportunidade para mostrarmos o nosso trabalho.

Bom fim de tarde a todos e um ótimo início de semana.

***

PREFEITO CONFIRMA SÃO PAULO COMO SEDE DA CONVENÇÃO MUNDIAL DO ROTARY CLUB EM 2015

Nesta sexta-feira (10/2), o prefeito Gilberto Kassab e o presidente da São Paulo Turismo, Marcelo Rehder, também secretário-adjunto de Comunicação, anunciaram que a Convenção Mundial do Rotary Club International será realizada na capital paulista em 2015. São Paulo concorreu na etapa final com outras cidades importantes, como Houston e Phoenix (EUA), e ganhou por unanimidade, com 13 votos.
Nesta sexta-feira (10/2), o prefeito Gilberto Kassab e o presidente da São Paulo Turismo, Marcelo Rehder, também secretário-adjunto de Comunicação, anunciaram na sede da Prefeitura, no Edifício Matarazzo, região Central, que a Convenção Mundial do Rotary Club International será realizada na capital paulista em 2015. São Paulo concorreu na etapa final com outros destinos de peso, como Houston e Phoenix (EUA), e ganhou por unanimidade, com 13 votos.

“Essa convenção é mais uma oportunidade que temos para dar visibilidade, não à nossa cidade, mas também ao nosso estado e ao nosso país. Poucos eventos reúnem no mundo um número tão grande de pessoas qualificadas, com espírito público, por isso é muito positivo recebê-los aqui. Essa é a razão do empenho da cidade de São Paulo, do compromisso com o Rotary Internacional, de dar toda a retaguarda caso a cidade fosse escolhida e agora caberá à Prefeitura dar todo o apoio necessário para que seja realizado um grande evento”, afirmou Kassab.

O evento é um dos maiores em número de participantes, já que são esperadas 40 mil pessoas, entre os registrados pela International Congress & Convention Association (Icca). Hoje a metrópole paulista já lidera nas Américas o ranking de realização de eventos internacionais, segundo a entidade.

“Trabalhamos desde 2005 para trazer essa convenção à cidade. Essa é uma conquista de um esforço conjunto da Prefeitura de São Paulo, de todos os Rotarianos e da São Paulo Convention & Visitors Bureau, que acabou fechando todo o acordo com os hotéis, mostrando que cada vez mais a cidade de São Paulo é a capital dos grandes eventos”, afirmou Marcelo Rehder.

A vitória é resultado de um esforço conjunto envolvendo o trabalho de rotarianos da Comissão Executiva Pré-Convenção da Rotary International - presidida por José Alfredo Pretoni e liderada pelo diretor da Rotary International Themistocles, A.C.Pinho - e também da Prefeitura de São Paulo, Secretaria de Relações Internacionais, São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) e SPTuris com o apoio de entidades.

“Esta reunião de hoje é histórica e estamos em uma contagem regressiva. Para que isso acontecesse, houve um apoio incondicional do prefeito Kassab e de toda a sua equipe para que São Paulo fosse eleita a cidade definitiva, até por toda a estrutura que ela oferece”, lembrou José Alfredo Pretoni, presidente da Comissão para a organização da Convenção Rotary 2015.

Participaram da ação para trazer o projeto o Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SP), o Sindicato das Empresas de Transporte por Fretamento para Turismo (Transfretur) e a Embratur.

A última vez que a capital paulista sediou o encontro foi em 1981, quando recebeu nada menos que 17 mil pessoas de 94 países. Depois disso, nenhuma outra cidade da América do Sul foi palco para a convenção, que em 2015 será no Parque Anhembi, o maior centro de convenções e exposições do continente.

“Eu creio que este seja um dos momentos mais importantes da vida do rotarismo brasileiro. Desde 2005 pleiteamos uma nova convenção, o mundo evoluiu bastante e trazer esta convenção para São Paulo serve para diminuir os muitos entraves das diferentes visões do nosso país. Para dizermos, de todas as formas, que o Brasil hoje é um país desenvolvido economicamente e socialmente”, afirmou José Antônio Figueiredo Antiorio, diretor do Rotary Internacional.

No ano passado, o evento aconteceu em Los Angeles e, este ano, em Birmingham. As próximas edições acontecem em Bangkok (2012), Lisboa (2013) e Sydney (2014).

Fonte: Portal da Prefeitura da Cidade de São Paulo - em 10/02/2012 - 17h11min

7 de set. de 2013

ESPÍRITO ROTÁRIO

Fonte: Registro histórico do Rotary Club de Belo Horizonte - Coração Eucarístico, baseado nos Princípios Institucionais do Rotary Internacional.

3 de set. de 2013

PRESIDENTIAL MESSAGE

SEPTEMBER 2013

(Apenas versão em Inglês foi disponibilizada até o momento)

Paul Harris famously wrote, “This is a changing world: we must be prepared to change with it. The story of Rotary will have to be written again and again.” While we will never know what Rotarian Paul would have thought of the Internet Age, I think I do know what he would have said about the idea of a Rotary website: that not only should we have one, but that it should be the best possible – keeping up with advances in technology, and always responding to the needs of Rotarians.
I’m proud to announce that after a redesign that has taken two years from concept to completion, the new Rotary.org is now live and available to Rotarians and Internet users everywhere. It contains many of the features you’ve asked for, most notably a much improved search function and navigation, new ways to connect with your fellow Rotarians around the world, and a more personalized experience that will connect you with the information that’s interesting to you.
Rotary’s new website is actually two sites: one for the family of Rotary, and another for people interested in finding out more about Rotary. When you create an account and log on as a member, you’ll gain access to a host of new Rotary tools. One I hope you’ll all use is Rotary Club Central, an efficient and effective way for clubs to set goals, track their progress, and maintain continuity from one administration to the next. You can also create or join a Rotary group, an interactive discussion forum that gives you a way to find and talk to Rotarians with similar interests. You can exchange ideas and experiences, and benefit from the experiences of others from all over the world, at any time of the day or night. It’s a tool with wonderful potential to improve our service by allowing us to learn directly from others already involved in projects similar to those we might be planning.
For non-Rotarians, the new site will show what Rotary is and what we do, highlighting the uniqueness of Rotary and how Rotary clubs strengthen their communities. They’ll be able to see a snapshot of different Rotary projects and areas of service, find out more about how Rotary works, and explore ways to get involved.
I am excited about this new window on the Rotary world and invite you all to visit, explore, and learn – as we write the story of Rotary, again and again, together.
Fonte: www.rotary.org.br